Jamstack em 5 passos

Gerando Sites Jamstack

Embora os sites com tecnologia Jamstack tenham muitas vantagens, também existem desvantagens. A principal desvantagem é que é preciso muito mais esforço para construir um site completo que inclua tema, CMS e rápida implantação.

Com o WordPress, você pode ter um site funcionando em minutos com um pouco de esforço. Mesmo os não desenvolvedores podem facilmente criar e manter um site. Já com JAMStack, você deve selecionar e aprender seu gerador de site estático. Em seguida, escolher um tema e verificar se ele funciona bem com o seu gerador. Em seguida, escolha um dos muitos CMSs disponíveis. Em seguida, descubra como configurar seu pipeline de implantação.

Exige muito esforço para os desenvolvedores e é quase impossível para alguém que não entende de tecnologia. Pelo menos foi até agora.

Stackbit

Stackbit é um serviço que resolve o maior problema dos sites estáticos descritos acima. É um assistente, que permite construir e implantar um site estático totalmente funcional usando um dos geradores estáticos suportados, com um tema, CMS e uma implantação rápida.

Criando um website

Novos sites são criados com um assistente em quatro etapas simples.

1 - Selecionar o Tema

A primeira etapa é selecionar um tema para seu novo site. Existem atualmente 10 temas integrados na plataforma, com outros a serem lançados em breve.

No entanto, além dos temas integrados, você pode importar o seu próprio tema personalizado.

Tradicionalmente, havia o problema de usar temas com geradores de site estático, pois cada tema é específico de um gerador e não se pode compartilhar facilmente entre os geradores sem que haja refatoração do código. É aqui que o Stackbit brilha, pois permite que você crie temas universais independentes em um único gerador. Dessa forma, fica mais fácil reutilizar um tema ao migrar para um novo gerador.

Para conseguir isso, Stackbit criou um modelo de tema chamado uniform e disponibilizou uma ferramenta chamada Unibit para converter a partir deste modelo para um tema específico de qualquer gerador compatível. Isso significa que se um novo gerador for introduzido no futuro, você poderá usar seu tema antigo com ele.

Selecionar o Gerador de Sites Estáticos

A segunda etapa é selecionar seu gerador. Não importa qual você escolha, ele funcionará com seu tema e CMS perfeitamente.

O Stackbit atualmente oferece suporte aos seguintes geradores de sites estáticos:

  • Jekyll
  • Gatsby
  • Hugo
  • Next

Porém, segundo sua documentação, qualquer gerador que respeite a estrutura de pastas e arquivos do uniform podem ser usados.

Selecionar o CMS

Com o JAMStack, você não precisa usar nenhum sistema de gerenciamento de conteúdo. Seus artigos geralmente são salvos em seu repositório git na forma de arquivos Markdown ou em um formato semelhante. Você pode criar e editar seu conteúdo diretamente em seu IDE.

No entanto, geralmente, os criadores de conteúdo são pessoas não técnicas, então você precisa integrar algum tipo de CMS para eles, para que possam criar e editar facilmente o conteúdo usando uma GUI simples e agradável.

Como uma terceira etapa do fluxo de trabalho de criação do projeto, Stackbit permite que você escolha um dos CMSs suportados, que será usado para gerenciar o conteúdo do seu site.

Se não quiser usar nenhum CMS, você pode pular esta etapa. Sempre é possível adicionar um CMS posteriormente.

Stackbit atualmente suporta:

  • Sanity
  • Contentful
  • Netlify CMS
  • DatoCMS
  • Forestry

O Prismic entre outros CMS também tem promessas de integração futura.

Publicação

A última etapa é selecionar um método de implantação. Que significa:

  1. Selecionando um repositório git, onde seu projeto será criado
  2. Selecionar um serviço que será usado para implantação

Como uma hospedagem de repositório git, você pode usar atualmente o GitHub, mas GitLab e Bitbucket chegarão em breve.

Como método de implantação, atualmente é oferecido apenas o Netlify. É um ótimo serviço, que uso atualmente para o meu blog e para alguns clientes. O GitHub Pages e GitLab também terão suporte em breve.

Depois de autorizar o acesso ao GitHub e ao Netlify, está tudo pronto. Um repositório git é criado para você e o projeto é implantado automaticamente.

Painel de Controle

Quando você termina de criar seu primeiro projeto, ele se torna disponível no seu painel principal, onde você pode ver e gerenciar todos os projetos. Você tem um local a partir do qual pode editar suas configurações, navegar até seu site, CMS ou repositório git.

Mas o painel não é o único lugar a partir do qual você pode gerenciar seu site. Se você for diretamente para o seu site e estiver conectado ao Stackbit, poderá ver um botão especial do Stackbit, onde poderá gerenciar o site diretamente, sem acessar o seu painel.

Editor WYSIWYG

Outro grande atrativo do Stackbit é a possibilidade de usar um editor visual para o seu site estático. Para isso, basta que o projeto seja construido usando o padrão uniform e tenha um arquivo de configuração contendo os modelos de dados usados no projeto.

Importando Posts

Há alguns anos, o Medium se tornou muito popular como plataforma de blog. Hoje em dia, com as mudanças recentes, muitas pessoas estão migrando de volta do Medium. Hoje, hospedar seu próprio site estático para o seu blog é uma alternativa mais viável.

Com Stackbit, a migração do Medium felizmente é fácil. Há uma página dedicada para isso, onde você pode carregar seu arquivo de exportação do Medium, e ele criará automaticamente um novo projeto Stackbit para você com seus dados. O Stackbit também possui um assistente de migração do Webflow e planos para outros importadores no futuro.

Conclusão

Stackbit é uma ferramenta muito poderosa, que permite criar um site JAMStack totalmente funcional com todos os recursos em minutos usando um assistente simples. A principal desvantagem do JAMStack - a alta barreira de entrada e acessibilidade apenas para pessoas técnicas não se aplica mais. Vá em frente e experimente!

Comments powered by Talkyard.